Um risco para a saúde. Saiba o porquê das garrafas de plástico serem tão prejudiciais.
Pode ser tão prejudicial como é essencial. Não ter atenção ao local onde armazenamos a agua tem consequências negativas para a saúde.

Vários são os estudos que apresentam que as arestas e as fissuras presentes nas garrafas de plástico que são o local perfeito para a penetração e proliferação de bactérias, incluindo microorganismos prejudiciais à saúde.
E porquê?
O ambiente da garrafa de água, com a sua humidade, atmosfera fechada e permanência com o contacto com a boca ou mãos, faz com que se torne num local perfeito para a formação destes organismos.
É verdade que as garrafas de plástico são baratas, práticas e fáceis de transportar, contudo a utilização das mesmas mais do que uma vez pode reverter em consequências graves. E a contaminação bacteriana é um dos principais problemas da reutilização da água de plástico. Estas embalagens foram desenvolvidas com um propósito - usar uma vez e, reciclar - se estiver a reutiliza-las não está a cumprir com as regras de utilização das mesmas.
Segundo a médica Susana Calhau (fonte: revista MAGG), é possível saber que, e através da exposição ao calor e à atmosfera que a rodeia, que a acumulação de bactérias no nosso organismo através da (re)-uso da garrafa de água de plástico pode tornar-se numa permanência crónica. Permanência que, está associada a doenças de longo prazo como obesidade, diabetes, cancros e outro tipo de patologias lesivas ao corpo humano.
Um dos grandes problemas está nas condições de transporte das garrafas. A probabilidade de o plástico se danificar durante o processo de transporte é grande e, são nessas microfissuras que os microorganismos se acumulam e multiplicam. A solução também não está na lavagem diária da garrafa, pois a reutilização não é uma boa prática a ser feita. Não só as bactérias são capazes de sobreviver à agua, como o plástico não é um material capaz de suportar lavagens mais agressivas, levando assim a um maior desgaste das mesmas e à maior propensão de acumulação de substancias tóxicas.
Para além de causar grande perigo ao organismo humano, a garrafa de água de plástico apresenta também um grande problema ambiental. Isto porque, a mesma é criada a partir do petróleo - uma fonte não renovável - requer energia na sua produção e distribuição e, acaba por contaminar o ambiente.
A solução para esse problema passa pelo uso de garrafas de vidro, como as garrafas HORECA. Para além da marca proporcionar o serviço de água de excelência, ainda a armazena em embalagens de vidro que garantem a melhor qualidade da água, sem qualquer tipo de dano na sua constituição - ou seja, acaba-se a presença de bactérias nocivas. Este tipo de produto, ainda contribui para a sustentabilidade ambiental ao eliminar o uso das garrafas de plástico.
Lembre-se na sua próxima ida ao supermercado que ao comprar a comprar uma garrafa de água para a reutilizar pode trazer riscos para a sua saúde. Podem ser práticas e ter um baixo custo na carteira contudo, têm alto custo na sua saúde.